Alquimia Zen

ACUPUNTURA - FISIOTERAPIA - TERAPIA PSICORPORAL - YOGA
Rua Miguel Lemos, 44 sala 804 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ
Tels.: (21) 2521-0288 - E-mail: contato@alquimiazen.com.br

Saúde da Mulher

 

 A ACUPUNTURA E A SAÚDE SEXUAL FEMININA 

Fertilidade, Aumento da Libido e Ciclo Menstrual Harmônico.

Fertilidade

A contribuição da acupuntura nos tratamentos de fertilização  já é reconhecida por médicos especialistas da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH). O principal mecanismo dessa ajuda , explicam esses especialistas, é o aumento do fluxo sanguíneo na região uterina.

Para alcançar esse resultado, no início  do tratamento com acupuntura é feita uma criteriosa avaliação do padrão energético da mulher para determinar os pontos  de acupuntura que serão estimulados, provocando  a vasodilatação nos órgãos da pelve, aumentando o fluxo de sangue do útero e dos ovários durante o tratamento.  Consequentemente, o aporte de sangue melhora a qualidade dos óvulos nos ovários e ajuda a fortalecer e regular o endométrio no útero.

Além da saúde do óvulo ser primordial para sua fecundação e do endométrio ser responsável pela nutrição do óvulo fecundado até a formação da placenta, todo o processo de gestação é beneficiado com a melhora do equilíbrio emocional, com a diminuição da ansiedade e do estresse  até o momento do parto.

Aumento da Libido

Antes de relatar os benefícios da  Acupuntura na questão da libido, cabe ressaltar que o tratamento só deve ser utilizado quando for o caso de uma disfunção do apetite sexual. Pois, tanto a falta quanto o excesso dessa energia traz consequências para saúde.

O Desejo Sexual Hipoativo (DSH) é  caracterizado por uma perda ou ausência de interesse na atividade sexual, dificultando o aprofundamento de relacionamentos íntimos.

Boa parte desse problema sexual está relacionado a cultura e ao psiquismo. Entretanto a solução passa ,  também, pela questão energético/hormonal.  Assim, a utilização da Acupuntura como indutora na produção de endorfinas, noradrenalina, dopaminas e outros hormônios neurotransmissores que despertam sensações de relaxamento, prazer, concentração  ajuda a combater desequilíbrios que interferem na saúde sexual. Além disso, a busca de equilíbrio energético, objetivo principal da Acupuntura, combate o estresse, a falta de sono, a depressão, a menopausa e outros desequilíbrios energéticos  nocivos à libido.

Ciclo Menstrual Harmônico

A síndrome da tensão pré-menstrual,TPM, ainda não foi reconhecida pela  Organização Mundial de Saúde como uma patologia. Mas, não restam muitas dúvidas que existe um transtorno relacionado às fases do ciclo ovariano que  ocorre, com variações, nas duas semanas que precedem a menstruação. Às vezes pode continuar por alguns dias durante o período menstrual.

A medicina ocidental ainda não estabeleceu a causalidade da mesma, acreditando-se que seja uma combinação de fatores, com predominância nas desordens hormonais.

Do ponto de vista dos padrões da  Medicina Tradicional Chinesa todos esses sintomas são reflexos  da estagnação do qi do fígado. Como o fígado armazena o sangue e controla o fluxo suave de qi, quase sempre ele é o órgão envolvido nos problemas menstruais. Quando o qi do fígado circula suavemente, o ciclo menstrual também é suave.

A acupuntura e a moxabustão  são bastante eficazes no tratamento dos sintomas agudos da TPM. Durante o próprio tratamento pode ocorrer alívio dos sintomas. Nos casos crônicos geralmente  são requeridos  dois ou três meses de sessões semanais, além de outras providências,  como tratamento fitoterápico diário até que o problema seja resolvido.

 A dieta diária adequada ajuda a minimizar a possibilidade de ocorrência da TPM e implica em evitar doces, temperos fortes, como pimentas , estimulantes, especialmente o café, que esquenta o fígado.

 Fazer exercícios e atividades que diminuam o estresse também ajuda a equilibrar a energia do fígado.

 

 

 

Voltar...
Industria Virtual...

Copyright ©2017 Alquimia Zen. "Todos os direitos reservados."